Projeto Semeando Ideias – Berçário IIA


Professora: Jussara
Monitora: Jac

A Educação Ambiental não deve ser tratada como algo distante do cotidiano dos alunos, mas como parte de suas vidas. É de suma importância a conscientização da preservação do Meio Ambiente para a nossa vida e todos os seres vivos, sensibilizar as crianças com o meio ambiente é garantir que no futuro se tornem cidadãos responsáveis e conscientes de seu papel.
Com este projeto procuramos criar o elo entre as crianças e o meio ambiente, fauna e flora. Primeiramente apresentando a eles conceitos de onde vivemos e com quem vivemos (plantas, animais e outros micro-organismos), tudo isso de forma adaptada para a nossa realidade e faixa etária. Em seguida tornando o assunto mais complexo, abrangendo também a poluição e modos de prevenção como: reciclagem, compostagem e o plantio, decorrente disto o conhecimento de plantas, frutas e verduras.

 
Primeiramente conhecemos nossas amigas Fauna e Flora que nos apresentaram as plantas e os animais, através de histórias e fantoches.


Em nossa parede colamos as árvores frutíferas que nos beneficiam com as mais deliciosas frutas e também animais que envolvem esse ambiente como: abelhas, minhoca e formigas.


Confeccionamos nossa colméia e aprimoramos a coordenação motora.


Saboreamos e degustamos novas frutas com o objetivo de perceber nossas preferências.


Iniciamos o processo de compostagem com terra e lixo orgânico, explicando de forma lúdica este processo.






Mostramos minhocas e explicamos seu trabalho no processo de compostagem.






Para complementar o plantio, fizemos com a turma a receita do bolo de alface.
As crianças adoraram participar deste momento!


Esperamos que nossas plantas floresçam e que possamos desfrutar de chás, frutas e verduras e preparar muitas receitas juntamente à turma.





Comentários

  1. Sem dúvidas a melhor creche, o ensinamento dado por esses profissionais condiz com o crescimento de meu pequeno a cada a dia , parabéns a todos os envolvidos

    ResponderExcluir

Postar um comentário