Que
cor tem o conto? - Berçário IIA
Professora: Jussara Baron
Monitora: Jacnicélia
Utilizamos os contos, que hoje despertam entusiasmo e interesse, para proporcionar emoções e vivências significativas, pois o mesmos estão envolvidos no maravilhoso mundo das crianças e partem de uma situação real e concreta. Complementando esse aprendizado incluindo as cores primarias nesse mundo mágico.
Monitora: Jacnicélia
Utilizamos os contos, que hoje despertam entusiasmo e interesse, para proporcionar emoções e vivências significativas, pois o mesmos estão envolvidos no maravilhoso mundo das crianças e partem de uma situação real e concreta. Complementando esse aprendizado incluindo as cores primarias nesse mundo mágico.
Neste gênero aparecem seres encantados e elementos mágicos pertencentes a um mundo imaginário que todas as crianças se encantam, refletindo sobre suas ações, desenvolvendo seu senso crítico, sua criatividade, sua expressão e linguagem. Sabemos que os estímulos podem vir de diferentes maneiras como, por exemplo, por meio de livros coloridos que será o principal método neste projeto.
As cores são um universo a parte para a criança em desenvolvimento. As diferentes tonalidades captam seu interesse e despertam sua curiosidade. Sendo uma das primeiras características que a criança percebe e que diferencia os objetos e coisas ao seu redor. A cor não somente é uma tonalidade, mas também, parte da constituição/identidade do meio e seus componentes.
Iniciamos o projeto caracterizando a sala, com o objetivo de instigar e disponibilizar ambientes favoráveis para o aprendizado, que despertassem a criatividade das crianças. Um espaço para leitura de contos, e paredes rodeadas com os personagens trabalhados: 
“Chapeuzinho vermelho, amarelo e azul”. Para nossa chamada
escolhemos personagens clássicos para o nome de cada aluno,
reforçando cada história e amigo.
O
primeiro conto a ser trabalhado foi “Chapeuzinho vermelho”, onde com objetos e vestimentas os próprios alunos encenaram
este conto. Uma experiência nova que surpreendeu pelo entusiasmo e
dedicação da turma.
A
professora trouxe a flauta para tocarmos juntos aos colegas da turma a
canção “Pela estrada a fora”. A canção despertou o interesse
de amigos que também quiseram tocar o instrumento.
 Com
o objetivo de enfatizar, personagens e a cor “vermelha”, fizemos
com massinha caseira as “maçãs" que a Chapeuzinho
levava para sua vovó. Após prontas escolhemos uma vovó da escola,
que foi nossa amiga dona Teresinha. Após um pequeno passeio a
encontramos e brincamos com sua presença.
Tivemos
uma atividade em família. Cada criança recebeu uma boneca semi feita para
personalizar e transformar em Chapeuzinho vermelho. Após pronta, a boneca deve ser
usada para contar a história, resgatando
princípios básicos de família como: momentos juntos, inclusão da
família na vida escolar e literatura. Momentos esses registrados
através de fotos e vídeos.
Iniciamos
o conto “Chapeuzinho amarelo”. A história conta os medos de uma
menina de chapéu amarelo. Seu maior medo era do Lobo
Mau, porém quando a mesma encontra o Lobo, perde seu medo e o troca
por Bolo, o que torna o Lobo inofensivo. Para essa contação usamos
o chapéu amarelo e um delicioso bolo de limão bem pigmentado para
enfatizar a cor amarela.
Para
enfatizar o personagem lobo, contamos com a ajuda do Professor Jean, de Educação Física, 
que brincou de “Seu lobo está?". As crianças
adoraram este momento mostrando muita conexão com a aula e
professor. 
Não
é só de medo que vivem os contos de fadas. Sendo assim o Berçário
IIA recebeu a visita das fadas com rosto
coloridos e pózinho mágico em seus cabelos.
A
bruxa também passou por nossa salinha, mas essa era boazinha! Cantou conosco e  colorimos sua imagem para deixar ela bem
engraçadinha como a Chapeuzinho Amarelo nos ensinou.
 No conto “Chapeuzinho Azul” fizemos um teatro com fantoches, enfatizando
o cuidado com os animais.
Colorimos
nossa máscara de Lobo Mau em pratos de papelão.
Brincamos
com o Caminho das cores, onde o dado correspondia às cores primárias
que deveriam seguir até chegar ao fim do trajeto. Foi muito
divertido.
Confira abaixo alguns vídeos sobre esses momentos:

















Comentários
Postar um comentário