Que cor tem o conto? - Berçário II "A"

Que cor tem o conto? - Berçário IIA

Professora: Jussara Baron
Monitora: Jacnicélia

Utilizamos os contos, que hoje despertam entusiasmo e interesse, para proporcionar emoções e vivências significativas, pois o mesmos estão envolvidos no maravilhoso mundo das crianças e partem de uma situação real e concreta. Complementando esse aprendizado incluindo as cores primarias nesse mundo mágico. 

Neste gênero aparecem seres encantados e elementos mágicos pertencentes a um mundo imaginário que todas as crianças se encantam, refletindo sobre suas ações, desenvolvendo seu senso crítico, sua criatividade, sua expressão e linguagem. Sabemos que os estímulos podem vir de diferentes maneiras como, por exemplo, por meio de livros coloridos que será o principal método neste projeto.

As cores são um universo a parte para a criança em desenvolvimento. As diferentes tonalidades captam seu interesse e despertam sua curiosidade. Sendo uma das primeiras características que a criança percebe e que diferencia os objetos e coisas ao seu redor. A cor não somente é uma tonalidade, mas também, parte da constituição/identidade do meio e seus componentes.

Iniciamos o projeto caracterizando a sala, com o objetivo de instigar e disponibilizar ambientes favoráveis para o aprendizado, que despertassem a criatividade das crianças. Um espaço para leitura de contos, e paredes rodeadas com os personagens trabalhados:  “Chapeuzinho vermelho, amarelo e azul”. Para nossa chamada escolhemos personagens clássicos para o nome de cada aluno, reforçando cada história e amigo.

O primeiro conto a ser trabalhado foi “Chapeuzinho vermelho”, onde com objetos e vestimentas os próprios alunos encenaram este conto. Uma experiência nova que surpreendeu pelo entusiasmo e dedicação da turma.







A professora trouxe a flauta para tocarmos juntos aos colegas da turma a canção “Pela estrada a fora”. A canção despertou o interesse de amigos que também quiseram tocar o instrumento.

Com o objetivo de enfatizar, personagens e a cor “vermelha”, fizemos com massinha caseira as “maçãs" que a Chapeuzinho levava para sua vovó. Após prontas escolhemos uma vovó da escola, que foi nossa amiga dona Teresinha. Após um pequeno passeio a encontramos e brincamos com sua presença.


Tivemos uma atividade em família. Cada criança recebeu uma boneca semi feita para personalizar e transformar em Chapeuzinho vermelho. Após pronta, a boneca deve ser usada para contar a história, resgatando princípios básicos de família como: momentos juntos, inclusão da família na vida escolar e literatura. Momentos esses registrados através de fotos e vídeos.


Iniciamos o conto “Chapeuzinho amarelo”. A história conta os medos de uma menina de chapéu amarelo. Seu maior medo era do Lobo Mau, porém quando a mesma encontra o Lobo, perde seu medo e o troca por Bolo, o que torna o Lobo inofensivo. Para essa contação usamos o chapéu amarelo e um delicioso bolo de limão bem pigmentado para enfatizar a cor amarela.



Para enfatizar o personagem lobo, contamos com a ajuda do Professor Jean, de Educação Física,  que brincou de “Seu lobo está?". As crianças adoraram este momento mostrando muita conexão com a aula e professor.

  
Não é só de medo que vivem os contos de fadas. Sendo assim o Berçário IIA recebeu a visita das fadas com rosto coloridos e pózinho mágico em seus cabelos.

 
A bruxa também passou por nossa salinha, mas essa era boazinha! Cantou conosco e colorimos sua imagem para deixar ela bem engraçadinha como a Chapeuzinho Amarelo nos ensinou.



No conto “Chapeuzinho Azul” fizemos um teatro com fantoches, enfatizando o cuidado com os animais.



Colorimos nossa máscara de Lobo Mau em pratos de papelão.

Brincamos com o Caminho das cores, onde o dado correspondia às cores primárias que deveriam seguir até chegar ao fim do trajeto. Foi muito divertido.






Confira abaixo alguns vídeos sobre esses momentos:













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