Vai e vem das estações – Berçário II A

Professora: Jussara
Monitora: Jac

Compreender os ciclos da natureza é necessário e pré-requisito para despertar o senso de preservação da natureza e de responsabilidade com ela. Além disso, para a criança, fornece noção de sequência e passagem do tempo, diferenciar as estações do ano suas características e sua visibilidade para a vida do homem e animais.
Iniciamos com a Primavera, apresentando o poema “Leilão de Jardim” através de imagens.








Colorimos com guache o tronco da árvore da primavera, na qual iriamos expor os trabalhos deste projeto.

Para compor a nossa árvore construímos com a ajuda de nossos papais flores com materiais recicláveis.


No poema leilão de Jardim a autora cita o Sapo que é jardineiro, sendo assim conhecemos um poco mais sobre este animal e suas características.
 
Os alunos também conheceram as Borboletas e seu ciclo de vida, no qual representaram através de um vídeo.


 
Verão

Interpretamos a poesia do Sol, com máscaras em seguida atividade para que as crianças também pudessem ser o sol.



 
Com o objetivo de fortalecer os hábitos e vestes do verão, oportunizamos um dia de praia na escola. Os alunos vieram de biquínis e brincamos na areia.


Em saco Zip com água e gel representamos o “Mar” colando neles animais que vivem no oceano.


 
Outono

Retiramos nossas atividades da árvore explicando que as flores caíram e só sobraram folhas secas.


 
Fizemos um ninho de passarinho com folhas secas.


Inverno

Interpretamos o conto “A cigarra e a formiga” com a ajuda da Professora Larissa, após deixamos as máscaras para que as crianças também fantasiassem.


  As crianças criaram o pinguim, com saco de lixo e jornal para preencher seu corpo, assim conversamos sobre suas características e habitat. Para reforçar as vestes do inverno, encasacamos nosso pinguim.

Confira também o Vídeo “Ciclo de vida da Borboleta” representado pelos alunos do Berçário IIA.


Comentários