Você sabe como a sua criança brinca? - Infantil II "D", Pré I "C", Pré II "A"

Professora: Marli
Monitoras: Rafaela e Mariana

                                             
Logo que a paralisação das escolas começou, devido à pandemia do coronavírus, eu me sentei e escrevi esse texto sobre o brincar da criança e a observação atenta dos pais. Talvez você se pergunte:

Como observar as brincadeiras do meu filho?

O quê eu devo observar?

Para que prestar atenção nisso?

Bem, pretendo solucionar essas dúvidas ao longo do texto abaixo. E instigar outras perguntas!

Quando uma criança brinca, podemos nos deleitar ao observar seus gestos, seus movimentos, sua criatividade e a entrega ao momento presente. 

A criança por inteiro se envolve com os objetos que estão disponíveis, o espaço físico ao redor, mergulhada no brincar com seu corpo e toda a sua individualidade. O tempo parece parar e nos sentimos abençoados por podermos compartilhar aqueles momentos…

E quando vemos aquela criança ali, diante de nós, brincando, fazendo algo que só uma criança pode fazer com tanta beleza – brincar – a gente sente que tudo ganha um colorido diferente e, lá no fundo, sentimos saudades de quando éramos crianças, com a mesma entrega e brincávamos assim. 

Nesses dias de quarentena, em casa com seus filhos, aproveite para observar como eles brincam. Talvez você tenha filhos em idades diferentes. Faça a observação de cada um, separadamente.

Quando a gente assume a posição de observador – com abertura – passamos a enxergar muitas coisas e nos aproximamos verdadeiramente do nosso filho, de quem ele realmente é e não do que gostaríamos que fosse. Chegamos a sua essência.

Claro que tem muitos momentos de brincar! Mas em qual deles fazer a observação?

Tem a hora em que a criança nos chama e quer a nossa participação na brincadeira, tem o momento em que os irmãos ou a família toda faz a farra. Mas eu sugiro que você comece observando durante aquele momento em que a criança pega um brinquedo e se distrai sozinha, mergulhada no que está fazendo. O momento do brincar livre.

Vou deixar algumas perguntas para te ajudar nessa tarefa e sugiro que você a faça sem interferir e sem julgar se o que a criança está fazendo é certo ou errado.

Ah, e essas perguntas se enquadram muito bem para crianças de 4 a 7 anos. Para as crianças menores, poderíamos acrescentar outras perguntas complementares, pois o brincar delas é diferente, tendo outras qualidades.

Vamos lá!

1. MOVIMENTOS

Como estão os movimentos da criança?

Observe:

como ela se senta

como está a sua postura em diferentes posições

como usa as mãos e pega objetos (existem diferentes tipos de pega)

como está o olhar

como está a boca (fica entreaberta, retorcida, apertada, a criança baba)

como está a respiração (respira pelo nariz, pela boca, a respiração é ofegante, tranquila)

Enfim, note como ela usa o corpo. 

2. IMITAÇÃO

 

O que a criança imita do mundo adulto?

O que ela leva para o seu brincar?

Quais elementos ela observa ao seu redor que aparecem nas suas brincadeiras?

Será que cuida de animais ou de bebês, que ela cozinha, conserta as coisas, limpa, mexe no celular?

O que ela vê em seu ambiente imediato?

Enfim, veja o que ela está imitando do mundo adulto.

 3. NARRATIVAS NO BRINCAR

O que a criança fala enquanto brinca?

Como está a sua imaginação?

Quais histórias ela inventa e conta enquanto brinca?

Que elementos aparecem na sua narrativa?

Que palavras ela usa?

 

4. BRINQUEDOS PREFERIDOS

Quais brinquedos a criança prefere? 

E para responder essa pergunta, temos que olhar para outras:

Quais brinquedos estão disponíveis?

Como eles estão dispostos?

Onde eles ficam?

De que materiais são feitos?

Ela brinca sempre do mesmo jeito ou inventa formas diferentes?

Quais são seus brinquedos e brincadeiras prediletos nesse momento da vida? 

5. USO DO ESPAÇO FÍSICO

Como ela usa o espaço físico ao redor?

Ela tem um espaço para brincar? Um só ou vários na casa?

Como são os espaços para brincadeiras na sua casa?

Ela respeita os limites de espaço dados pelos pais?

Ela organiza a brincadeira de forma sistemática, ordenando os brinquedos?

Ela guarda os brinquedos que usou? Sozinha ou com a ajuda de um adulto?

 

6. (IN)DEPENDÊNCIA

A criança consegue brincar sozinha ou sempre solicita a mediação/participação de um adulto?

Bem, essa lista de perguntas pode parecer, a primeira vista, extensa!

Mas lembre-se que ela está aí só para despertar o seu olhar. Você pode se dedicar a um item por vez, no seu tempo.

Esse é um material que eu preparei para refinar o seu olhar como educador. Depois, você mesmo vai se soltando e elaborando outras perguntas!

Lembre-se sempre:

Quando as crianças brincam livremente, nos mostram quem elas são e como elas estão.

Nesse momento de instabilidade, de medos e inseguranças causados pela pandemia, é muito bom que a gente observe o brincar da criança, para começarmos a tatear como elas estão de verdade, lá no fundo.

Observando como elas brincam, a gente pode ver como elas estão de fato, para podermos acolhê-las e trazer mais harmonia para a nossa rotina. 

OBSERVE:

por muitos dias

sempre com abertura no coração

sem rotular ou julgar

Por fim, uma mensagem para encorajar a sabedoria que já existe em você, como pai ou mãe:

“Cultive as perguntas e dúvidas que surgirem no seu coração, com interesse genuíno. E as respostas virão. Você, como mãe ou pai, saberá encontrar o que é melhor para o seu filho e como ajudá-lo. As repostas estão dentro de você”.


(Ana Flávia Basso)

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